O projeto MOPLAND trabalha para promover estratégias de tomada de decisão, representativas e transparentes em Ordenamento do Território, bem como para fortalecer a governança e a interligação ciência-política para a sustentabilidade da transformação de uso e ocupação do solo. O MOPLAND é um projeto de investigação de 18 meses financiado pela 1.ª edição do Programa RESTART, da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O projeto apresenta como objetivo principal a co-criação de um modelo conceptual para a modelação participativa de uso do solo aplicada ao Ordenamento do Território. Espera-se que este modelo conceptual enquadre a modelação participativa no planeamento de uso do solo, a partir de investigação científica, mas também, através da colaboração de agentes públicos e privados.
A resultados da investigação do MOPLAND, da modelação espacial participativa e do envolvimento social serão incorporados numa ferramenta de apoio à decisão, a qual terá por finalidade apoiar os agentes a co-planear cenários futuros de uso e ocupação do solo (LULC, utilizando aqui a sigla internacionalmente conhecida derivada de Land Use Land Cover).
Objetivos
O objetivo principal do projeto MOPLAND é o de promover formas eficazes e impactantes de governança ao serviço do planeamento de uso do solo no contexto português, desenvolvendo uma abordagem de modelação participativa que envolva os principais agentes no desenho de estratégias e na discussão de políticas locais. Desta forma pretende-se reforçar a interligação entre os domínios do Ordenamento do Território, transformação de LULC, envolvimento social e tomada de decisão.
Modelação Participativa
Desenvolver um modelo conceptual para a modelação participativa do uso de solo aplicada ao Ordenamento do Território, co-criado com os agentes públicos e privados
Promoção de Processos Investigação-acção
Promover uma governança inclusiva, explorando abordagens participativas em estruturas existentes, e avaliando barreiras e oportunidades.
Ferramenta de Apoio à Decisão
Desenvolver uma ferramenta para apoiar os agentes públicos e privados a visualizar e co-planear cenários futuros de uso e ocupação do solo.
Envolvimento Social
Aumentar o envolvimento social através da integração da participação pública e da promoção do diálogo entre os agentes públicos e privados para melhorar o planeamento de uso do solo.
Resultados
Livros e Capítulos de Livros
*
Faria de Deus, R., Tenedório, J. A., & Rocha, J. (2021). Modelling Land-Use and Land-Cover Changes: A Hybrid Approach to a Coastal Area. In: Tenedório, J. A., Estanqueiro, R., & Henriques, C. D. (Ed.), Methods and Applications of Geospatial Technology in Sustainable Urbanism (pp. 57-102). IGI Global.
http://doi:10.4018/978-1-7998-2249-3.ch003
Publicações
*
Faria de Deus, Raquel; Tenedório, José António; Pumain, Denise; Rocha, Jorge; Pereira, Margarida. “100 Years of Land-Use and Land-Cover Data: What Has Been the Effect of Spatial Planning in Coastal Land-Use and Land-Cover Change?”. Sustainability 15 9 (2023): 7636.
http://dx.doi.org/10.3390/su15097636.
*
Raquel Faria de Deus; José António Tenedório. “Coastal Land-Use and Land-Cover Change Trajectories: Are They Sustainable?”. Sustainability (2021).
https://doi.org/10.3390/su13168840.
Teses / Dissertações
*
Deus, Raquel Margarida Viana Faria de. “GIS-based measurement, analysis and modelling of Land-use and Land-Cover change in coastal areas. The case of the Algarve, Portugal”. PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16262.
Dados
*
em breve
Recursos Online
*
Tenedório, J. A. (2025, 31 de janeiro). Relevância dos Modelos Espaciais Quantitativos para Planeamento e Ordenamento do Território [Apresentação em workshop]. 1.º Workshop Participativo "Juntos por Territórios Sustentáveis" organizado pela equipa de investigação MOPLAND. Online. YouTube. https://youtu.be/q6Ev8_t0XgE
Sessões de workshops participativos
O projeto envolve a colaboração entre a equipa de investigação do MOPLAND e agentes públicos e privados, em dois estudos de caso portugueses, através da realização de workshops participativos.
Principais objetivos dos workshops participativos:
1
Co-criar uma representação partilhada de como os agentes públicos e privados compreendem o funcionamento do sistema de LULC no território em questão, e como a modelação participativa deve ser integrada no Ordenamento do Território.
2
Promover a adaptação e antecipação no planeamento de uso do solo, reunindo os agentes públicos e privados para estimular a tomada de decisões colaborativas no que respeita à sustentabilidade territorial.

Atividades

1.º Workshop Participativo
Juntos por Territórios Sustentáveis
Estes Workshops Participativos têm como objetivo envolver o público geral no processo de modelação espacial de modo a prever como poderá mudar o uso e a ocupação do solo dos territórios municipais costeiros, pelo que será uma oportunidade de expressar as suas opiniões, expectativas e visões sobre estes territórios.
Equipa

Raquel Faria de Deus
Geografia
CiênciaVitae

Ricardo M. Gaspar Teixeira
Ciências Sociais
CiênciaVitae

Carolina Coelho
Geografia
CiênciaVitae
Contactos
CICS.NOVA
Colégio Almada Negreiros | Campus de Campolide
3.º piso - Sala 333
1070-312 Lisboa
Portugal
Para mais informações, entre em contacto connosco.
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.