No âmbito da parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o CICS.NOVA participou na 7.ª edição do programa Cientificamente Provável, uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que visa enriquecer os percursos educativos dos jovens, proporcionando-lhes o contacto com investigadores e práticas de investigação académica e científica.
No dia 30 de abril de 2025, decorreram sessões coordenadas pela equipa de investigação do projeto MOPLAND, envolvendo 86 alunos dos 2.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Sintra. Estas sessões tiveram como objetivo despertar o interesse dos alunos pela Geografia e Sociologia, através da partilha dos percursos académicos, científicos e profissionais dos investigadores do MOPLAND e da realização de atividades de análise e visualização espacial, promovendo o desenvolvimento da cognição espacial no Ensino Básico.
Ao integrar estas atividades na sua linha de investigação, o MOPLAND pretende sensibilizar os mais jovens para a importância do Ordenamento e Planeamento do Território e da gestão do uso do solo como recurso estratégico, assim como, fomentar uma consciência crítica sobre o papel que podem desempenhar, desde cedo, na construção de futuros mais sustentáveis, justos e partilhados.
Agradecemos, com especial reconhecimento, à Professora Bibliotecária Cecília Guerra, promotora da iniciativa no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara (Rio de Mouro, Sintra), bem como aos professores titulares das turmas, cujo envolvimento ativo e generoso tornou esta experiência verdadeiramente significativa.
Programa Realizado:
10h00: Apresentação – O Contributo das Ciências Sociais
Partilha dos percursos académicos, científicos e profissionais da equipa de investigação do MOPLAND:
- - Doutora Raquel Faria de Deus, Geógrafa, Investigadora Principal do projeto MOPLAND, CICS.NOVA, NOVA FCSH/UNL.
- - Carolina Coelho, Geógrafa, Bolseira de Investigação do projeto MOPLAND, CICS.NOVA, NOVA FCSH/UNL.
- - Ricardo Teixeira, Ciências Sociais e minor em Sociologia, Bolseiro de Investigação do projeto MOPLAND, CICS.NOVA, NOVA FCSH/UNL.
10:15 – Apresentação do projeto MOPLAND
Explicação sobre o que é a modelação espacial e a importância para prever o futuro dos territórios. Apresentação de uma aplicação WebSIG e a sua relevância para o apoio à decisão. Visualização interativa das transformações de uso e ocupação do solo ao longo do tempo no contexto português.
10h45: Sessões participativas com os Alunos
- - Compreender a relatividade da representação do território a partir do desenho de mapas mentais: identificar pontos de interesse a partir de um mapa 2D da Vila de Sintra com base na legenda apresentada;
- - Atividade com “Territórioscópio”: artefacto de observação participativa que transforma a observação urbana numa experiência criativa de descoberta para crianças e jovens.
11h30: Encerramento da Sessão
